domingo, 27 de outubro de 2013

Welbike, a mini moto britânica da 2ª Guerra Mundial

A Welbike era uma motoneta criada pelos britânicos entre 1942 e 1943 para uso de Executivo de Operações Especiais (SOE) na 2ª Guerra Mundial. O protótipo original foi projetado a partir de uma ideia desenvolvida pelo  Tenente Coronel John Dolphin. Alimentado por motor Villiers 98 centímetros  (6,0 cu in) de dois tempos monocilíndrico a gasolina, o Welbike foi projetado para se encaixar em um padrão lançamento aéreo de pára-quedas recipiente de 51 polegadas (130 cm) de comprimento, 15 polegadas (38 cm) de altura e 12 polegadas (30 cm) de largura. Com o espaço muito limitado no recipiente do equipamento de bordo, a Welbike não tinha suspensão, nem luzes e apenas um único freio traseiro. O reservatório de combustível era tão pequeno quanto possível (7,8 litros) e, por causa do seu ponto de alimentação de fundo foi localizado menor do que o carburador, teve de ser pressurizado, ocasionalmente, por uma bomba manual incorporada no tanque. A pequena moto tinha a autonomia de rodar 140 km a uma velocidade média de 48 km/h.

O Welbike era embalado no contentor pára-quedas com a roda traseira para a base da caixa do pára-quedas, que tinha uma cabeça de percussão para minimizar os danos na aterragem. Depois que ele bateu no chão tudo o que era necessário era a torcer o guidão na posição e prendê-los nos pinos de mola. O selim era puxado para cima e os apoios de pés dobrados para fora pronto para começar a empurrar o motor a dois tempos e passeio em ação.

Veja o vídeo de uma Welbike em operação.



Os italianos, alemães e norte-americanos também desenvolveram pequenas motocicleta para suas forças aéreas durante a Segunda Guerra Mundial.





Leia mais em : Wikipedia






Nenhum comentário:

Postar um comentário